quinta-feira, 14 de abril de 2011

O André anda em alta!

André Santos na senda de João Moutinho

 
 O jovem médio ( André Santos ) ganhou recentemente a sua primeira internacionalização por Portugal como prémio pela brilhante temporada que tem realizado no Sporting, onde já é considerado o novo jogador-modelo da formação - chegou à Academia em 2000.



André Santos caminha na senda de João Moutinho - que se fartou de bater recordes de produtividade e esforço em Alvalade -, com enormes parecenças desportivas e físicas com o antigo 28 do Sporting.
Contudo, é no percurso que os dois se diferenciam de forma mais notória, pois enquanto Moutinho começou a vingar ainda "miúdo" na equipa principal, André Santos passou dois anos a refinar e a amadurecer noutras paragens (Fátima e Leiria).

 

Voltou à casa-mãe mais maduro, com outras experiências, que lhe proporcionaram grande equilíbrio mental - a juntar ao seu comportamento, considerado exemplar dentro e fora de campo,  o 26 não tardou em conquistar toda a gente com a sua humildade, algo que se aplica também ao seu estilo de jogo.

 André Santos é o motor do meio-campo leonino, o patrão da equipa, gere os ritmos de jogo e as transições a partir do centro do campo, compensa os desequilíbrios gerados com as subidas dos defesas, e já é por ele que passa, numa primeira fase de construção, o jogo leonino.

Os seus primeiros jogos revelaram algum nervosismo e vergonha de assumir o jogo e nas subidas para apoiar o ataque, mas aos poucos foi ganhando confiança, exibindo agora a sua inteligência táctica e de leitura de jogo, com ritmo intenso - à João Moutinho - e boa ocupação de espaços.

André Santos beneficia do facto de ter uma posição em campo bem definida, enquanto Moutinho deambulava por todas as posições do miolo, mas não assentava em nenhuma.

Falta a André Santos entrar no lote dos capitães, situação que já está a ser preparada, como o novo responsável pelo futebol, Carlos Freitas, revelou recentemente a O JOGO: "Tem comportamento exemplar. Atingiu um nível que lhe permite ser respeitado. É um dos jogadores que asseguram a identidade do clube."

( adaptado do jornal O JOGO )

O nosso André tem andado em altas, ainda vai ser capitão do Sporting!

Sem comentários:

Enviar um comentário