quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Convocados para o Zurique

Domingos Paciência convocou 19 jogadores para o jogo desta quinta-feira em Alvalade frente ao FC Zurique, a contar para a quinta jornada do Grupo D da Liga Europa.
Em virtude das lesões que assolam o plantel, o treinador dos «leões» viu-se obrigado a chamar os juniores João Mário, Filipe Chaby e João Carlos.



Lista de convocados:
Guarda-redes: Tiago e Marcelo Boeck;
Defesas: Carriço, Polga, Onyewu, Evaldo, Insúa e João Pereira;
Médios: Schaars, Capel, Pereirinha, João Mário, André Santos, André Martins, Filipe Chaby e João Carlos;
Avançados: Bojinov, Van Wolfswinkel e Diego Rubio.

( retirado do site oficial )

Sporting-Zurique: Dúvida entre André Martins e Pereirinha

Tal como se previa, Rodríguez e Matías Fernández não vão recuperar a tempo do Sporting-Zurique desta quinta-feira (20h05, SIC) em Alvalade. Os dois jogadores não se treinaram na sessão desta manhã, que contou com os juniores Chaby, João Carlos e João Mário.
De resto, problemas não faltam a Domingos Paciência, que se vê privado de nada mais nada menos do que quatro médios (Elias, que não está inscrito na Liga Europa, mais os lesionados Matías, Izmailov e Rinaudo), do extremo Jeffrén e do central Rodríguez.
A situação no meio-campo é crítica, com o treinador do Sporting a ter disponíveis apenas André Santos, Schaars, André Martins e Pereirinha. Isto porque Carriço não será certamente opção para essa zona do terreno num jogo em casa com um adversário sem grandes credenciais.

Marcelo na baliza, dúvida entre Martins e Pereirinha

Domingos Paciência quase não deverá fazer poupanças, de modo a garantir os três pontos que faltam ao Sporting para assegurar o primeiro lugar no grupo. Até porque o jogo que se segue é com o Belenenses, da Liga Orangina.
A única dúvida no onze parece ser entre André Martins (poderá fazer a sua estreia a titular em jogos oficiais) e Pereirinha. Na baliza, deverá voltar a estar Marcelo Boeck, à semelhança do que aconteceu na última partida da competição, com o Vaslui.
O Sporting deverá alinhar com o seguinte onze: Marcelo Boeck; João Pereira, Polga, Onyewu e Ínsua; André Santos; André Martins (Pereirinha) e Schaars; Carrillo, Van Wolfswinkel e Capel.

( retirado do site Relvado )

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Convocados para o derby

Domingos Paciência convocou 20 jogadores para o derby, que se disputa este sábado, às 20h15, no Estádio da Luz.


Lista de convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck;
Defesas: Daniel Carriço, Polga, Onyewu, Evaldo, Arías, João Pereira e Insúa;
Médios: Pereirinha, Schaars, Capel, Matías Fernandez, André Santos, André Martins e Elias;
Avançados: Bojinov, Wolfswinkel, Carrillo e Diego Rubio.

( retirado do site oficial )

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bojinov marca quatro

A equipa do Sporting realizou um jogo de treino, frente ao Alcochetense, no qual Domingos Paciência utilizou um misto de jogadores da equipa principal e dos juniores. Os «leões» venceram por 7-0, com Bojinov a destacar-se ao marcar quatro golos. Os restentes tentos foram concretizados por Carrillo, Rubio e Betinho.


Jogaram pelo Sporting os juniores Betinho, Ruben Semedo, Tiago Ilori, João Mário e João Carlos. Da equipa principal não actuaram os jogadores utilizados na partida da Taça de Portugal, frente ao Sp. Braga que realizaram treino de recuperação. Também não jogaram os lesionados Izmailov, Rinaudo, Jeffren (corrida), Rodriguez (entregue ao departamento médico) e Insúa (traumatismo na coxa esquerda, mas não está em risco para o jogo de sábado).

( retirado do site oficial )

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Sporting segue em frente

O Sporting segue em frente na Taça de Portugal após vitória sobre o Sp. de Braga, com golos de Capel e Insúa.

Os «leões» foram uma equipa muito coesa e eficaz na primeira parte, construindo um triunfo sem contestação. No reencontro de Domingos com a sua ex-equipa, o técnico do Sporting preferiu não entrar em "poupanças". Na baliza Rui Patrício foi titular, enquanto Polga, Onyewu e Insúa regressaram à defesa, mantendo-se João Pereira na direita. Na zona intermédia, André Santos foi a novidade, actuando ao lado de Schaars e Elias. Na frente, Capel e Matías Fernandez foram os apoios de Van Wolfswinkel. Do lado contrário, Salino foi o escolhido para actuar no lado direito da defesa, rendendo o lesionado Baiano. A equipa de Leonardo Jardim actuou bem subida no terreno e esteve perto de abrir o activo em duas situações por intermédio de Lima, com o Sporting a ripostar num remate de Van Wolsfwinkel por alto. Mas ao minuto 13, num lance de puro contra-ataque conduzido por Matías, Capel entrou em cena, e fez o 1-0.


Wolfswinkel ainda rematou contra o corpo de um bracarense, depois cruzou e a bola chegou ao espanhol que, sem marcação, contornou Berni, e atirou a contar. Os «leões» cresceram no jogo - sempre a pressionar alto - e não demoraram muito a fazer o segundo golo, na sequência de um livre directo de Matías, que Berni defendeu a custo para a frente, e Insúa, mais lesto, empurrou com o peito para o 2-0.

A tarefa «leonina» ficou facilitada e após o intervalo tornar-se-ia ainda mais. Jorge Sousa expulsou Elderson, por falta sobre Elias, quando o brasileiro ia isolar-se frente a Berni, e o Braga não mais se encontrou. A equipa verde e branca soube gerir a vantagem com grande entreajuda e sentido colectivo - apesar do Braga ter ameaçado com uma bola na barra por Paulo César - e Domingos pôde assim jogar pelo seguro, tirando os amarelados André Santos e Insúa do campo. Carriço, entrou para trinco e Carrillo (Matías) para o flanco, mas o jogo já não estava para grandes correrias. Mesmo assim, foi o jovem peruano a causar frisson em Alvalade, quase fazendo o 3-0, com um remate em arco que esbarrou no poste da baliza do Braga. Vitória justa dos «leões» que seguem assim para a próxima eliminatória da Taça de Portugal.

( retirado do site oficial )

domingo, 20 de novembro de 2011

Nani: «É o melhor clube do Mundo»

Extremo falou com alma de sportinguista
 
Antes de terminar a breve conversa com Maurício do Vale, diretor de relações públicas do Sporting, o internacional português deixou palavras dedicadas ao mediático técnico de equipamentos do Sporting – “Um grande abraço para o Paulinho”. Por outro lado, no que toca a André Santos, o médio natural de Sobreiro Curvo, região de Torres Vedras, ontem homenageado, Nani fez questão de lhe dirigir algumas palavras de incentivo. “Ele que continue o que está a fazer, da mesma forma que o tem feito até ao momento, pois está a evoluir muito rápido. Mantenha a humildade e há-de surgir a sua oportunidade para impor-se como todos”, garantiu o atacante.

( Noticia na íntegra em Record )

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

André Santos: "Feliz por receber este prémio"

André Santos foi um dos galardoados com o «Rugido de Leão» 2011, e, em exclusivo para o site oficial do Sporting, referiu, após a entrega do prémio – recebendo também o de João Pereira, que esteve ausente por motivos pessoais – estar “muito feliz por ter recebido este prémio, é sinal de que os sportinguistas gostaram do meu trabalho no ano passado e irei continuar a trabalhar para que possa contribuir para o engrandecimento deste Clube e para a satisfação dos nossos associados”.


André regressou, por uma noite, a Leiria, onde “estive um ano e meio a representar a União, num período muito importante para a minha formação no futebol português e decisivo para poder regressar ao Sporting. Os sportinguistas desta zona deram-me muito apoio ao longo desse tempo e aproveito esta oportunidade de estar aqui para lhes agradecer por tudo o que fizeram e por terem sempre acreditado em mim. É muito bom estar aqui nesta festa de grande entusiasmo «leonino». Este jantar é um sinal de que o Sporting está vivo e recomenda-se. Peço aos nossos sócios e adeptos para continuarem a ir ao estádio, a acreditar nesta equipa, pois com eles junto de nós é sempre muito mais fácil”.


( retirado do site oficial do Sporting )

Noite verde na Batalha com prémios ‘Rugidos de Leão’

Realiza-se esta sexta-feira, na Aldeia de Santo Antão, na Batalha, a 31.ª edição dos prémios ‘Rugidos de Leão’, num jantar que reunirá cerca de 1200 adeptos do Sporting e que vai homenagear, entre outros, os futebolistas André Santos e João Pereira.

Naquele que será, seguramente, um repasto de enorme fervor clubístico – faltam vender apenas 36 bilhetes para que a sala, de 1200 lugares, esteja completamente lotada... -, vão ser distinguidas este ano as seguintes personalidades do universo leonino: André Santos e João Pereira (futebol); Joana Ramos (Judo); Diogo Neves (kick-boxing); Diogo Chen (ténis-de-mesa); João Matos (futsal); Frederico Santos (andebol); Gilberto Borges (hóquei em patins); Augusto Baganha (antigo atleta e dirigente); e Paulino Coelho (comunicação social).

Estão garantidas as presenças de várias figuras do clube leonino, casos de Fernando Mamede, Manuel Fernandes, Vidigal ou Beto, bem como de elementos dos órgãos sociais e também da SAD.

Como é igualmente hábito, estão previstas várias surpresas durante a noite, além de muita música e um espectáculo de audiovisuais pelo meio.

«Será novamente um hino de louvor à grandeza do Sporting», garante Bernardes Dinis, director do museu do clube em Leiria e um dos principais dinamizadores da noite da Batalha.

( retirado de A BOLA )

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A caminhada pela UEFA

Os atletas João Matos e André Santos, nas suas equipas, estão a disputar a Taça UEFA, o jornal ‘Sporting’ quis saber como se preparam os jogadores. Quisemos descobrir o princípio, meio e fim de um estado espírito que luta pela Europa.


André Santos: "Importante é o Sporting no seu todo"

O André Santos vai muitas vezes apoiar a equipa de futsal ao pavilhão. O futsal é a sua segunda modalidade?
Gosto muito de ver futsal. Para já, o tempo é totalmente diferente, ou seja, 10 segundos demoram uma eternidade a passar. Depois, em 20 segundos ou se está numa baliza, e logo a seguir se está noutra. É tão diferente do futebol. Além disso, gosto da sensação do público muito perto dos jogadores e vice-versa. Acho graça ao facto de, por exemplo, num lance de linha lateral o jogador vibrar com o público, fala com os adeptos. Enfim, é um ambiente espectacular e muito próximo, muito familiar.
Nesta equipa, quem são os seus jogadores de eleição?
Não quero fazer comparações dos jogadores em termos técnicos, porque para mim são todos bons. Mas, tenho uma boa amizade com o João Benedito. Conheço-o há muitos anos, estamos há muitos anos no Sporting, e por isso, é normal que tenha uma boa amizade com ele. Gosto também do João Matos que é um verdadeiro «leão». Dentro do campo até ruge (risos). Gosto de todos. É uma equipa espectacular.
A ligação entre os atletas das várias modalidades é importante para a saúde do Sporting?
Sem dúvida. É muito importante termos uma boa relação entre as várias modalidades, até porque trabalhos com o mesmo sentido. O mais importante não é o futebol, o futsal, o andebol ou o atletismo, mas sim o Sporting no seu todo e, por isso, é importante que trabalhemos todos em família.
Que mensagem gostaria de deixar à equipa de futsal?
Que entre em campo confiante, que dê tudo pelo Sporting e que dê mais uma alegria aos sócios e adeptos do nosso Clube.

João Matos: "Sporting luta por títulos"

Costuma ir ao Estádio apoiar a equipa de futebol?
Costumo. Vou muitas vezes. Aliás, só não vou quando estou a jogar fora, ou quando chego e o encontro de futebol já vai a meio. De resto, acompanho sempre.

O Sporting começa agora a disputar a Ronda de Elite da UEFA Futsal Cup. Quais as suas perspectivas?
Vai ser a doer. Vai ser muito complicado, mas o Sporting é favorito e tem que o assumir entrando em campo concentradíssimo, com o objectivo único de ganhar. Acredito muito que o Sporting vai vencer os três jogos.
Qual vai ser o adversário mais complicado?
Vão ser três jogos completamente distintos, com três equipas com características completamente diferentes. Perante o City’us Tirgu-Mures vai ser um jogo muito complicado, tendo em conta que eles jogam muito com o guarda-redes avançado, independentemente do resultado, ou seja, temos que ter muita posse de bola e atacar bem e certeiros. Quanto ao Gyóri Eto FC é uma equipa mais consistente, mais equilibrada, com muitos jogadores da selecção e, por isso, muito entrosados e com boa qualidade técnica. Não tem tantos jogadores que possam diferenciar o jogo a nível individual, mas é uma equipa muito equilibrada e bastante aguerrida. Finalmente, a equipa da Iberia Star Tbilisi poderá ser a mais difícil. É uma equipa composta por nove jogadores brasileiros tecnicamente evoluídos, tem um pivot muito forte, um fixo muito capaz, e é uma equipa que só não esteve na final da UEFA CUP connosco pelo número de golos, uma vez que empatou com o nosso adversário na meia-final. Portanto, Vai ser um jogo com cheiro a final.
No ano passado o Sporting foi vice-campeão da prova. Este ano a equipa quer mais?
Queremos. Foi um grande desgosto ter perdido aquela final. Ver a alegria dos outros e saber que poderíamos ser nós a fazer a festa é sempre triste. Não queremos passar novamente por isso e acreditamos que podemos lá chegar.
Este ano há menos margem para erro?
Sim, sem dúvida. No ano passado todos nós dizíamos que era o nosso ano e este ano as equipas são mais complicadas. Agora, o Sporting luta por títulos, investe nos jogadores e em planteis para conquistar títulos, por isso, temos que ir à luta. O Clube e os adeptos merecem festejar muitas alegrias.
Já é habitual ver o pavilhão cheio de sportinguistas a apoiar a equipa. Que mensagem lhes quer transmitir?
O futsal tem sido uma modalidade muito acarinhada pelos adeptos. Portanto, os nossos adeptos vão encher o pavilhão, independentemente das outras equipas, porque eles só vêm ver e apoiar o Sporting. Os jogos vão ser complicados, por isso, o apoio de todos é essencial para nós.

( retirado do site oficial do Sporting )

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

André Santos como capitão


Na ausência do habitual capitão do Sporting, Daniel Carriço – a contas com um problema físico e, como tal, impedido de alinhar no jogo de ontem, frente à seleção angolana –, coube a André Santos assumir pela primeira o estatuto de capitão de equipa do Sporting. Isto porque, recorde-se, Polga, João Pereira e Rui Patrício, os restantes elementos do lote de líderes, não integraram a lista de eleitos de Domingos Paciência para este duelo particular.

Os dois portugueses estão ao serviço da seleção nacional que hoje defronta a Bósnia, enquanto o internacional brasileiro ficou em Lisboa a recuperar de uma lesão.

( retirado do site Record )

Parabéns André!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Angola-Sporting a decorrer

A decorrer Angola - Sporting  na Sportv1

Angola,2 - Sporting,0

Sporting já está em Luanda

O avião que transportou a comitiva «leonina» até Angola tocou em solo angolano pelas 15h40 (horas portuguesas), no final de uma viagem que decorreu sem qualquer sobressalto.


Segue-se agora uma agenda muito preenchida de contactos, que tem como primeiro acto oficial a cerimónia de colocação de uma coroa de flores no monumento de Agostinho Neto. Pelas 19 horas locais terá lugar a conferência de imprensa de antevisão do jogo entre Angola e o Sporting.

( retirdado do site oficial do Sporting )

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Domingos leva 19 a Angola

O treinador «leonino» convocou 19 jogadores para a partida de 10 de Novembro, frente à selecção angolana, com todos os atletas do plantel profissional disponíveis a seguirem viagem acompanhados de sete elementos da equipa júnior.

Face às ausências dos atletas nas selecções – Rui Patrício e João Pereira (Portugal), Matias Fernandez (Chile), Elias (Brasil), Schaars (Holanda) e André Martins (sub-21) – e lesionados (Anderson Polga, Alberto Rodriguez, Insúa, Rinaudo, Jeffrén, Izmailov e Onyewu).


Domingos Paciência chamou os juniores Filipe Chaby, Farley Rosa, Iuri Medeiros, Luís Cortez, Rodolfo Simões, Rúben Semedo e Edgar Ié. A lista completa dos convocados é a seguinte: Tiago e Marcelo (guarda-redes), Evaldo, Arias, Daniel Carriço, Pereirinha, Rúben Semedo, Rodolfo Simões e Edgar Ié (defesas), André Santos, Filipe Chaby, Farley Rosa, Luís Cortez, Diego Capel, Carrillo (médios), Bojinov, van Wolfswinkel, Diego Rubio e Iuri Medeiros (avançados).

Os «leões» têm chegada prevista para as 15.30. Depois, às 16 horas está prevista a presença na cerimónia de colocação de flores no monumento do herói nacional Agostinho Neto.

A seguir, pelas 18 horas, Domingos Paciência e um jogador vão estar na conferência de imprensa de antevisão ao jogo, de quinta-feira, contra a selecção de Angola, que está agendado para as 18 horas.
( retirado do site A BOLA e do Sporting )

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Sporting,3 - U. Leiria,1

O Sporting somou mais um triunfo no campeonato, vencendo a União de Leiria, em Alvalade, por 3-1. Dois golos plenos de ganas de Matías Fernandez e um de Wolfswinkel, de grande penalidade, deixam os «leões» a um ponto da liderança.
Sporting-U. Leiria (José Sena Goulão/Lusa)
Dadas as condicionantes, principalmente em termos defensivos, Domingos Paciência escolheu o júnior Tiago Ilori para actuar ao lado de Carriço, ficando as laterais a cargo de João Pereira e Evaldo. Na zona intermédia Elias, Pereirinha e Schaars, enquanto o trio de ataque foi formado por Matías Fernandez, Capel e Wolfswinkel. A União de Leiria, de Manuel Cajuda, veio a Alvalade tentar surpreender os «leões» em contra-ataque e viria a consegui-lo (mais à frente), mas ficou cedo privada do central Hugo Alcântara (Edson) por lesão. O Sporting entrou forte e determinado no jogo, imprimindo grande velocidade pelos corredores, em especial pelo endiabrado Capel e, após um golo anulado por fora-de-jogo a Elias, os «leões» marcaram mesmo, através de um trabalho soberbo de Matías Fernandez. O chileno está em crescendo, tanto a nível físico como táctico, e pouco depois, voltou a ameaçar a baliza de Gottardi, de livre directo.
Sporting-U. Leiria (José Sena Goulão/Lusa)
No entanto, contra a corrente de jogo, a União de Leiria, viria a igualar por intermédio de Djaniny, após erro do jovem Ilori. Porém, o ritmo não abrandou e no minuto seguinte, em nova falha, mas da defesa leiriense, Elias desaproveitou boa chance, com um remate cruzado ao lado. O Sporting percebeu, desde logo, que o jogo ganharia outro nível de exigência, mas não se desequilibrou no terreno. Em jogo de parada e resposta, a União de Leiria desenhou mais dois lances de perigo, mas a fechar a primeira parte foi novamente o Sporting a estar perto do golo, com Matías a testar Gottardi. Um prenúncio do que viria a acontecer a seguir. À entrada para a segunda parte Domingos Paciência colocou Carrillo em campo ( no lugar de Pereirinha), procurando maior profundidade no flanco direito. No entanto, quem esteve de "pé quente" foi Matías. O chileno fez o 2-1, ao minuto 50, tranquilizando as hostes «leoninas». A meia hora do fim, para estabilizar mais o "miolo", André Santos entrou para o lugar de Capel. Mesmo a controlar as incidências da partida, o Sporting não se livrou de um susto quando Djaniny falhou a emenda à "boca" da baliza, na sequência de um cruzamento do recém-entrado Luís Leal. Para os minutos finais, Domingos concedeu a estreia a Santiago Arias e o jovem colombiano entrou com muita vontade de mostrar serviço. A fechar, Wolfswinkel fez de penalty o 3-1, sentenciando o encontro. Triunfo justo do Sporting a dar grande confiança à equipa antes do derby na Luz.
Sporting-U. Leiria (José Sena Goulão/Lusa)

Futebol - Liga Zon Sagres - 10.ª jornada
2011-11-06
Estádio José Alvalade, em Lisboa
Espectadores: 34214
Árbitro: Manuel Mota (Braga).
Árbitros assistentes: José Gomes e Bruno Trindade.
4.º árbitro: António Costa.
Ao intervalo: 1-1

( Texto retirado site Sporting Oficial; Fotos retiradas Mais Futebol )

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

André Santos: "Espero que Rinaudo recupere rapidamente"

   A lesão de Rinaudo, que o deverá afastar dos relvados durante largo período de tempo, deixou desolados os seus colegas do Sporting. André Santos, que em teoria até será "beneficiado", passando a ser titular, deseja as rápidas melhoras do argentino.
"Foi uma grande infelicidade o que lhe aconteceu... Espero que recupere rapidamente”, referiu, após a derrota na Roménia, com o Vaslui.

Na próxima partida, com a União de Leiria, o camisola 26 deverá ser titular no lugar de Rinaudo, mas coloca a decisão nas mãos do treinador. "Vou continuar a trabalhar para agradar ao técnico. Quem escolhe a equipa é Domingos", sublinhou.

Diego Rubio também dá força a Fito. "Estamos preocupados com ele, mas temos de o apoiar. É um jogador importante, mas somos 25 ou 26 jogadores e todos somos importantes. O André Santos também é um bom futebolista", defendeu o avançado chileno.

Retirado do site ( Relvado )