quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A caminhada pela UEFA

Os atletas João Matos e André Santos, nas suas equipas, estão a disputar a Taça UEFA, o jornal ‘Sporting’ quis saber como se preparam os jogadores. Quisemos descobrir o princípio, meio e fim de um estado espírito que luta pela Europa.


André Santos: "Importante é o Sporting no seu todo"

O André Santos vai muitas vezes apoiar a equipa de futsal ao pavilhão. O futsal é a sua segunda modalidade?
Gosto muito de ver futsal. Para já, o tempo é totalmente diferente, ou seja, 10 segundos demoram uma eternidade a passar. Depois, em 20 segundos ou se está numa baliza, e logo a seguir se está noutra. É tão diferente do futebol. Além disso, gosto da sensação do público muito perto dos jogadores e vice-versa. Acho graça ao facto de, por exemplo, num lance de linha lateral o jogador vibrar com o público, fala com os adeptos. Enfim, é um ambiente espectacular e muito próximo, muito familiar.
Nesta equipa, quem são os seus jogadores de eleição?
Não quero fazer comparações dos jogadores em termos técnicos, porque para mim são todos bons. Mas, tenho uma boa amizade com o João Benedito. Conheço-o há muitos anos, estamos há muitos anos no Sporting, e por isso, é normal que tenha uma boa amizade com ele. Gosto também do João Matos que é um verdadeiro «leão». Dentro do campo até ruge (risos). Gosto de todos. É uma equipa espectacular.
A ligação entre os atletas das várias modalidades é importante para a saúde do Sporting?
Sem dúvida. É muito importante termos uma boa relação entre as várias modalidades, até porque trabalhos com o mesmo sentido. O mais importante não é o futebol, o futsal, o andebol ou o atletismo, mas sim o Sporting no seu todo e, por isso, é importante que trabalhemos todos em família.
Que mensagem gostaria de deixar à equipa de futsal?
Que entre em campo confiante, que dê tudo pelo Sporting e que dê mais uma alegria aos sócios e adeptos do nosso Clube.

João Matos: "Sporting luta por títulos"

Costuma ir ao Estádio apoiar a equipa de futebol?
Costumo. Vou muitas vezes. Aliás, só não vou quando estou a jogar fora, ou quando chego e o encontro de futebol já vai a meio. De resto, acompanho sempre.

O Sporting começa agora a disputar a Ronda de Elite da UEFA Futsal Cup. Quais as suas perspectivas?
Vai ser a doer. Vai ser muito complicado, mas o Sporting é favorito e tem que o assumir entrando em campo concentradíssimo, com o objectivo único de ganhar. Acredito muito que o Sporting vai vencer os três jogos.
Qual vai ser o adversário mais complicado?
Vão ser três jogos completamente distintos, com três equipas com características completamente diferentes. Perante o City’us Tirgu-Mures vai ser um jogo muito complicado, tendo em conta que eles jogam muito com o guarda-redes avançado, independentemente do resultado, ou seja, temos que ter muita posse de bola e atacar bem e certeiros. Quanto ao Gyóri Eto FC é uma equipa mais consistente, mais equilibrada, com muitos jogadores da selecção e, por isso, muito entrosados e com boa qualidade técnica. Não tem tantos jogadores que possam diferenciar o jogo a nível individual, mas é uma equipa muito equilibrada e bastante aguerrida. Finalmente, a equipa da Iberia Star Tbilisi poderá ser a mais difícil. É uma equipa composta por nove jogadores brasileiros tecnicamente evoluídos, tem um pivot muito forte, um fixo muito capaz, e é uma equipa que só não esteve na final da UEFA CUP connosco pelo número de golos, uma vez que empatou com o nosso adversário na meia-final. Portanto, Vai ser um jogo com cheiro a final.
No ano passado o Sporting foi vice-campeão da prova. Este ano a equipa quer mais?
Queremos. Foi um grande desgosto ter perdido aquela final. Ver a alegria dos outros e saber que poderíamos ser nós a fazer a festa é sempre triste. Não queremos passar novamente por isso e acreditamos que podemos lá chegar.
Este ano há menos margem para erro?
Sim, sem dúvida. No ano passado todos nós dizíamos que era o nosso ano e este ano as equipas são mais complicadas. Agora, o Sporting luta por títulos, investe nos jogadores e em planteis para conquistar títulos, por isso, temos que ir à luta. O Clube e os adeptos merecem festejar muitas alegrias.
Já é habitual ver o pavilhão cheio de sportinguistas a apoiar a equipa. Que mensagem lhes quer transmitir?
O futsal tem sido uma modalidade muito acarinhada pelos adeptos. Portanto, os nossos adeptos vão encher o pavilhão, independentemente das outras equipas, porque eles só vêm ver e apoiar o Sporting. Os jogos vão ser complicados, por isso, o apoio de todos é essencial para nós.

( retirado do site oficial do Sporting )

Sem comentários:

Enviar um comentário