quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

André Santos na Semana Contra o Racismo e Violência no Desporto

O médio do Sporting André Santos marcou presença, esta quarta-feira, na 9.ª edição da Semana contra o Racismo e Violência no Desporto, iniciativa promovida pelo Sindicato de Jogadores Profissionais, a decorrer na Praça Martim Moniz, em Lisboa

(adaptado de A bola)

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Sá Pinto chamou 18

Ricardo Sá Pinto chamou 18 jogadores para o encontro com o Rio Ave, a contar para a 20.ª jornada da I Liga.
A partida está agendada para domingo, 26 de Fevereiro, às 18h15, no Estádio José Alvalade.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Tiago, Marcelo Boeck;
Defesas: João Pereira, Xandão, Polga, Carriço, Evaldo, Insúa;
Médios: Schaars, André Santos, André Martins, Pereirinha, Elias, Izmailov, Capel e Matias Fernandez;
Avançados: van Wolfswinkel e Ribas.

( retirado do site oficial do Sporting )

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Sporting de Sá Pinto derrota Paços de Ferreira pela margem mínima

O Sporting venceu ontem por 1-0 (autogolo de Ricardo) na recepção ao Paços de Ferreira, na partida que marcou a estreia de Sá Pinto em Alvalade, depois de o sucessor de Domingo Paciência ter orientado já o plantel no empate com o Legia (2-2) dos 16 avos de final da Liga Europa.

Começando a partida em quinto lugar com 32 pontos (a três do Marítimo), os pupilos do antigo capitão «leonino» entraram melhor, criando pressão à baliza Cássio e mostrando-se mais perigosos no meio campo.
Sá Pinto caminhava de um lado para o outro ao ver os visitantes a aguentar as defesas e até a pregar alguns sustos aos da casa, até que aos 36 minutos, numa jogada confusa, Ricardo protagoniza um autogolo e coloca os «leões» em vantagem.


Já no segundo tempo, aos 67 minutos Ricardo comete grande penalidade ao defender a bola com o braço, vendo amarelo e deixando Wolfswinkel tentar a sua sorte. Valeu Cássio, que defendeu o remate à figura.
Depois foi a vez de o Paços ver frustradas as tentativas de afundar na baliza adversária, com Rui Patrício a evitar o golo duas vezes.

Momento depois Wolfswinkel fica a sangrar do nariz e, enquanto o Sporting pedia paragem, o jogo prossegue. Em cima do apito final, André Santos esteve muito perto de dilatar a vantagem, mas o resultado já não sofreria alteração.


Com este resultado, o Sporting iguala o Marítimo no quarto lugar com os mesmos 35 pontos, mantendo distância de oito pontos para o SC Braga. O Paços de Ferreira mantém-se na 12ª posição com 18 pontos (os mesmos do Rio Ave), estando três pontos acima da zona de despromoção.

(adaptado de diário digital)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

«Arrisquei e correu bem» - André Santos


«Este campo era difícil. Sofremos um golo de bola parada, mas entrámos bem na segunda parte. Conseguimos marcar mas, depois, sofremos um segundo golo em fora-de-jogo, só que a equipa voltou a reagir e empatar», comentou André Santos, não se alongando nos comentários sobre a mudança de treinador: «São situações normais no futebol, e os jogadores têm de estar preparados."

André Santos protagonizou o momento da noite no jogo com o Légia (2-2), apontando o segundo golo do Sporting com um fantástico remate de ‘trivela’, a dois minutos dos 90.



«Foi um bom golo, fui feliz. Vi a posição do guarda-redes e, dali, a única solução era rematar. Arrisquei e correu bem», congratula-se o médio leonino, lançado por Sá Pinto a 15 minutos do final do encontro disputado em Varsóvia.

(retirado de A Bola)

Golo de André



O grande golo de André Santos. Parabéns 26.

André Santos nos jornais

" O técnico estreante tentou guardar o resultado, trocou um avançado (Carrillo) por outro médio defensivo (André Santos) e o Sporting recuou perigosamente no campo, acabando por sofrer novo golo do Legia. Mas de uma “trivela” espectacular de André Santos acabaria por resultar novo empate. Foi um dia feliz para os trincos leoninos e uma entrada visionária de Sá Pinto, pelo menos no que respeita às substituições, tarefa nada fácil atendendo às lesões e à falta de alternativas credíveis no “banco”. "  - Publico

André Santos (foto ASF)

" O novo 'leão' de Sá Pinto arrancou um empate no frio de Varsória. Frente ao Légia, foi André Santos que salvou o Sporting com um grande golo e deu um empate final a duas bolas à partida.

Em cima dos 90 minutos, chegou o momento do jogo. André Santos, que entrara para o lugar de Carrillo, decidiu rematar da quina da área, sobre o lado direito do ataque leonino. O resultado foi um grande golo de um jogador que, sob as ordens de Domingos Paciência, andou sempre escondido no banco de suplentes.
O golo tardio de André Santos faz com que o Sporting saia de Varsóvia com empate e dois golos marcados fora que podem ser valiosos na decisão da eliminatória, em Alvalade. " - Sol


" André Santos fez uma trivela à Quaresma e – no meio de tanta fragilidade – o Sporting até está em boa posição para passar aos oitavos-de-final da Liga Europa. " - Jornal i

" Os golos foram de Carriço e André Santos, este último, aos 88' verdadeiramente portentoso, num remate em trivela.


Quando já poucos acreditavam que o Sporting chegasse ao empate, André Santos fez um golo simplesmente fabuloso, com remate em trivela. " - Relvado

" O melhor do Sporting ainda estava para chegar. A dois minutos dos 90’, André Santos recebeu a bola, entrou na área e, de trivela, fez o 2-2. Um grande golo do médio português a dar um novo alento para o jogo de quinta-feira, em Alvalade.

POSITIVOAndré Santos/Daniel CarriçoDois “trunfos” lançados por Sá Pinto a partir do banco de suplentes. Fizeram os golos “leoninos” e deixaram o Sporting em posição confortável na eliminatória. O golo de André Santos, a dois minutos do fim, vale a pena ser visto: foi um remate de trivela à entrada da área, sem hipóteses para o guarda-redes Kuciak. "

" A dois minutos do fim, o golo do encontro, um dos melhores desta edição da Liga Europa seguramente. André Santos tabela na direita com João Pereira, ganha espaço à entrada da área, e num remate de trivela bate Kuciak com muita classe. "- PT Jornal

CAPAS DE JORNAIS

A BolaRecord

O Jogo

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

11 do Legia-Varsóvia

Treino antes do jogo contra Legia

Ricardo Sá Pinto orientou, ao final da tarde de quarta-feira, o treino de adaptação dos «leões» ao relvado e à iluminação do Estádio Wojska Polskiego. Os primeiros 20 minutos foram abertos aos sportinguistas e à comunicação social.
A boa disposição reinou nos minutos iniciais, nos quais os jogadores não se cansaram de «brincar» com Paulinho, proporcionando momentos de descontracção naquele que foi também o dia de aniversário de Rui Patrício.
Após esse período de boa disposição, os «leões» realizaram aquecimento, partindo depois para exercícios de circulação de bola.
Nas bancadas, os sportinguistas que acompanharam a equipa até Varsóvia, tiveram oportunidade de ver de perto os atletas «leoninos».

( retirado do site do Sporting )

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Apresentação de Sá Pinto

Ricardo Sá Pinto foi esta manhã oficialmente apresentado como novo treinador do Sporting, sucedendo no cargo a Domingos Paciência.

«É um grande desafio, uma grande responsabilidade, mas também um orgulho e uma honra desempenhar as funções de treinador principal do Sporting. Sinto-me preparado, com competências, confiante para desempenhar o cargo e espero que nesta nova etapa da minha carreira consiga melhorar a equipa e ser feliz», disse o novo treinador dos leões.

O antigo internacional português assumiu que estava nos seus horizontes vir a ocupar o cargo para o qual foi agora escolhido, lamentando apenas o facto de substituir um amigo que não conseguiu ter os resultados esperados para o clube do seu coração. «Fiquei triste pela saída do treinador devido à falta de resultados, mas a estrutura do futebol achou que tinha condições para este cargo e sinto-me também preparado», garantiu.

Para Sá Pinto, apesar do seu antecessor ter apontado recentemente críticas ao empenho dos jogadores, o plantel tem qualidade e capacidade para fazer melhor: «Respeito as palavras de Domingos, é um treinador com currículo, um amigo que tem feito um trabalho notável no futebol português e que certamente trabalhou ao máximo pelo meu clube. Mas no meu entender temos um plantel com qualidade, com homens de caráter, com vontade de aprender, evoluir e, fundamentalmente, ganhar. Por isso, o objetivo passa por poder apresentar qualidade de jogo à Sporting, aliada logicamente aos resultados

Sá Pinto escusou-se a estabelecer objetivos para o que resta da época, expressando apenas a ambição de fazer melhor, ainda que os timings não sejam os mais desejados. «Vamos já hoje para Varsóvia, com pouco tempo para preparar o jogo. As últimas 24 horas foram alucinantes, pois estou a tentar familiarizar-me ao máximo com todos os processos e perceber as condições da equipa. Há coisas que já identificámos, mas acredito que os resultados vão ajudar a melhorar. De qualquer forma, estou apenas concentrado neste jogo no imediato.»


(retirado de A Bola)

Convocados Legia-Sporting

Sá Pinto chamou 20 jogadores para a jornada europeia na Polónia, frente ao Legia, naquela que foi a sua primeira convocatória como treinador do Sporting, depois da apresentação e do treino nesta terça-feira.

O novo técnico fez cinco alterações relativamente ao último jogo, com o Marítimo, para o campeonato: saíram Elias (não pode jogar na Liga Europa), Arias e Renato Neto (ambos opção) para as entradas de André Santos e Diego Rubio.

O jovem chileno foi, aliás, o único jogador a fazer um breve comentário à chegada ao aeroporto de Lisboa, onde vários adeptos aguardavam os leões. «Acredito na equipa», respondeu Rubio, quando questionado se a partir de agora teria mais oportunidades para jogar.

Capel, Jeffrén e Rodriguez são os lesionados. André Martins é outra ausência por opção técnica.

À chegada ao aeroporto esperavam o Sporting duas dezenas de adeptos, que fizeram questão de saudar a equipa, sobretudo o treinador, que ainda teve tempo para assinar alguns autógrafos.

O Legia Varsóvia-Sporting realiza-se nesta quinta-feira, às 18 horas.

Lista de convocados
Guarda-redes: Patrício, Marcelo e Tiago;
Defesas: Carriço, Polga, Onyewu, Evaldo, João Pereira, Insúa e Xandão;
Médios: Schaars, Izmailov, Matías, Rinaudo, Pereirinha e André Santos;
Avançados: Wolfswinkel, Carrillo, Ribas e Rubio.

(retirado do Mais Futebol)

Apresentação de Sá Pinto

Ricardo Sá Pinto foi apresentado, na manhã desta terça-feira na sala de imprensa Academia Sporting/Puma, como o novo treinador da equipa profissional de futebol do Sporting.
Ricardo Sá Pinto, antigo treinador dos juniores «verdes e brancos» - e jogador profissional do Clube – salientou que “é um desafio com muita responsabilidade, que aceitei com muito orgulho e honra. Sinto-me preparado para representar o sporting como treinador principal do Sporting Clube de Portugal, com competências e confiante para desempenhar este cargo e espero que corra bem esta nova etapa na minha vida. Espero ser feliz.”

Sobre Domingos Paciência, Sá Pinto “respeita as suas palavras. É um treinador com curriculum, com um trabalho notável no futebol português, um amigo não teve a sorte que desejava e merecia no meu Clube. Temos um plantel com qualidade, com homens de caracter, com vontade de trabalhar, de evoluir e, fundamentalmente, de ganhar. Acredito que iremos apresentar uma qualidade de jogo «à Sporting», aliada aos resultados, o que trará ânimo a todos”.

Questionado se esperava por este momento profissional, o novo treinador principal da equipa profissional de futebol do Sporting referiu que “todos temos ambições e queremos chegar o mais longe possível e, a partir do momento em que assumi as funções de treinador de futebol, é natural que haja uma estratégia e pensar em concretizar os objectivos. Tenho uma ligação eterna ao Sporting, é o meu Clube e se as coisas continuassem a correr de uma forma positiva com estavam nos sub-19, encarava que fosse uma hipótese a médio ou longo prazo”.

“Não esperava por esta possibilidade neste momento. Soube ontem à hora do almoço. Fiquei triste por ver sair do treinador do meu Clube, não por falta de qualidade mas sim de resultados, e a estrutura do Clube achou por bem que tinha condições para assumir este cargo e senti-me preparado para estas funções, aceitei”.

“Sei que entrei numa situação difícil em termos de timing. Vamos já hoje para Varsóvia e foram 24 horas alucinantes, onde estou a tentar familiarizar-me ao máximo com todos os processos, saber o momento da equipa em vários aspectos e os resultados irão ajudar a que tudo melhore. Existem alguns aspectos já identificados pela minha equipa técnica, e haverá outros que surgirão com os treinos. Os objectivos? Nesta altura é o jogo com a Liga Europa. É o meu primeiro objectivo, o imediato e em que estou concentrado.”

Ricardo Sá Pinto terá, como adjuntos, Tiago Moutinho e Nélson, a equipa técnica que transita dos juniores «leoninos».

(retirado do site ofical do Sporting)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Domingos sai do Sporting

Comunicado da SAD

Entendeu a Administração da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, rescindir contrato com o seu treinador Domingos Paciência, por entender que quer a eliminação da fase de grupos da Taça da Liga, quer o 5.º lugar actual na Liga Zon/Sagres, não correspondem aos objectivos propostos para este primeiro ano de mandato.


Mais informamos, que chegámos a acordo com o treinador Domingos Paciência, a quem agradecemos a forma empenhada e profissional com que se dedicou ao Sporting Clube de Portugal, desejando as maiores felicidades na sua carreira futura.
Entretanto, a Administração da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD decidiu contratar Ricardo Sá Pinto que assumirá, de imediato, as funções de treinador principal, com vínculo até Junho de 2013.
A Administração da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD

( retirado do site oficial do Sporting )

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Sporting chegou à Madeira por volta das 19h30

O Sporting chegou hoje à Madeira por volta das 19h30.
A formação leonina defronta amanhã o CD Nacional, em jogo referente à segunda mão das meias-finais, depois de ter empatado, em Alvalade no primeiro jogo a duas bolas.
Domingos Paciência (foto ASF)
Tal como foi noticiado ontem o treinador Domingos Paciência não deu a habitual conferência de imprensa, pelo que não foi divulgada a lista dos jogadores convocados e ao que tudo indica o técnico optou por viajar com todos os jogadores, inclusivamente os lesionados Schaars e Jeffrén, e os castigados Onyewu e João Pereira, este último impedido de defrontar o Marítimo, este sábado, em jogo a contar para a Liga portuguesa.

( adaptado do diário de notícias )

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Preparar Gil Vicente

O plantel do Sporting treinou esta quinta-feira no Estádio José Alvalade, numa sessão aberta durante meia hora para os sócios e órgãos de comunicação social e que contou com a presença de Godinho Lopes, Luís Duque e Carlos Freitas. O apronto serviu para preparar a recepção ao Gil Vicente, para a Taça da Liga.

Van Wolfswinkel foi reintegrado no grupo e está à disposição de Domingos Paciência, enquanto Rinaudo e Izmailov – que já tinham sido integrados na semana passada – também poderão ser opções para o jogo com os gilistas.




De fora continua Schaars, cujo tempo de paragem deve ser divulgado nesta sexta-feira, e também Jeffrén, que realizou trabalho de gestão de esforço na companhia do holandês, ministrado pelo fisioterapeuta Gonçalo Álvaro. A trabalhar com os guarda-redes da equipa esteve também o juvenil Guilherme Oliveira.
Durante os trinta minutos em que foi possível assistir à sessão – e que contou com uma centena de adeptos «leoninos» nas bancadas – , os jogadores realizaram um pequeno aquecimento e exercícios de recepção e passe, testando depois movimentações ofensivas em superioridade numérica (4 atacantes x 1 defesa).

( retirado do site do Sporting )