O Sporting ficou em quarto lugar no Troféu Ramon Carranza, após ter perdido nas grandes penalidades - 2-2 no tempo regulamentar - frente à Udinese. O avançado chileno Diego Rubio foi o autor dos dois golos do Sporting, depois de ter marcado também na véspera o golo de honra dos «leões» diante do Málaga.
Domingos manteve em campo apenas três elementos utilizados no jogo frente ao Málaga (Schaars, Yannick e Postiga), voltando a apresentar a equipa num 4x1x4x1. Marcelo Boeck ocupou a baliza, Pereira foi o lateral-direito e na esquerda deu-se a estreia do jovem francês Atila Turan, enquanto o eixo defensivo contou com Polga e Carriço. No meio-campo, Rinaudo foi o trinco de serviço, tendo à sua frente uma linha de quatro elementos: André Martins, Schaars, Yannick e Jeffren (também se estreou como titular), e Hélder Postiga solto na frente de ataque. O Sporting entrou determinado e logo aos 40 segundos Yannick rematou para defesa fácil de Handanovic. Os «leões» tentaram, desde logo, controlar o meio campo, mas aos 14 minutos um contra-ataque rápido de Maurício Isla pelo flanco direito deu a Abdi o primeiro golo dos italianos. O Sporting mantinha a agressividade e a pressão alta sobre a bola, patenteada igualmente no primeiro jogo do Ramon Carranza, mas revelou novamente fragilidades no processo defensivo, e quase viu a Udinese marcar o 2-0, não fosse a posição irregular de um italiano.
No entanto, com o passar dos minutos, o Sporting conseguiu reagir através de um futebol mais fluído e podia ter igualado em duas situações protagonizadas pelos dois centrais «leoninos». Primeiro por Polga, na sequência de um canto de Schaars, e depois por Carriço, a obrigar Handanovic a grande intervenção, que, pouco depois, também negou a Yannick um golo quase certo. À beira do intervalo, os «leões» estiveram de novo perto do empate, num slalom de Yannick pela direita, abertura de Pereirinha, e desvio de Jeffren à boca da baliza, mas ao lado da baliza da Udinese. Na segunda parte Domingos Paciência procedeu a várias alterações no onze: Rodriguez, Evaldo, André Santos, Capel e Rubio entraram para os lugares de Yannick, Carriço, Turan, Schaars e Postiga. O Sporting surgiu mais lúcido na fase de construção ofensiva e na primeira situação de perigo junto à baliza italiana restabeleceu o empate. Segundo canto de André Martins (no primeiro Rodriguez obrigou Handanovic a defesa de recurso), Evaldo a tocar para Rinaudo que rematou para desvio de rompante do jovem Rubio. O chileno, que tem sido uma das agradáveis supresas neste arranque de temporada,voltou a ter o ponto de mira na baliza italiana, ao minuto 60, mas o remate saiu rente ao poste. O Sporting estava na mó de cima mas voltou a revelar passividade a defender e sofreu o 2-1 contra a corrente do jogo, na sequência de um livre finalizado por Floro Flores. Já nos descontos, um penalty "ganho" por Rinaudo a Danilo - toque com o braço na bola - deu o bis a Rubio, levando o jogo para as grandes penalidades, mas aí a Udinese foi mais feliz.
UDINESE: Handanovic; Danilo, Ekstrand, Basta, Badu, Armero (Pasquale, 67 m), Isla (Surraco, 84 m), Pinzi, Abdi (Fabbrini, 67 m), Piccoli (Floro Flores, 45 m) e Di Natale. Suplentes não utilizados: Sissoko, Barreto, Doubai, Belardi, Denis, Vydra e Koprivec.
Treinador: Francesco Guidolin.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Danilo (72 e 90 m) e Gianpiero (73 m). Cartão vermelho para Danilo (90 m).
SPORTING: Marcelo Boeck; Pereirinha, Carriço (Rodriguez, 45 m), Polga, Turan (Evaldo, 45 m), Rinaudo, André Martins, Schaars (André Santos, 45 m), Yannick (Capel, 45 m), Hélder Postiga (Diego Rubio, 45 m) e Jeffren (Carrillo, 75 m). Suplentes não utilizados: Rui Patrício, Tiago, Onyewu, João Pereira e Wolfswinkel.
Treinador: Domingos Paciência.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para André Santos (65 m), Rinaudo (80 m) e Pereirinha (87 m).
Golos: Abdi (15 m), Diego Rubio (49 e 90+2 m) e Floro Flores (81 m).
Penaltys: Pelo Sporting marcaram André Martins, Rubio, Carrillo, André Santos, Polga, Pereirinha, Evaldo, Rinaudo e Boeck.
Pela Udinese marcaram Foro Flores, Pinzi,Surraco, Fabbrini, Badu, Dubai, Ekstrand, Pasquale e
Handanovic e Floro Flores (2.ª série). Newton falhou.
Texto: Sandro Baguinho
( retirado do site oficial do Sporting )
Sem comentários:
Enviar um comentário